Já que a mente subjetiva existe, qualquer fenômeno objetivo pode existir, tanto tangível quanto intangível. A mente é intangível e não pode ser destruída, então fenômenos infinitos continuamente vêm e vão para os sentidos ordinários dos seres — ainda que não haja nada entre as substâncias compostas que tenha qualquer essência.Thinley Norbu Rinpoche (Tibete, 1931 ~)
O que parece existir ou não existir é apenas o reflexo de aparições particulares, dentro do tempo, do próprio hábito da pessoa. Se isso for reconhecido, toda a realidade se torna flexível, e a pessoa não vai se torturar porque não será aprisionada dentro de qualquer limitação.
Quando a natureza dos fenômenos é compreendida, a existência de fenômenos espirituais intangíveis não pode ser negada. O resultado da crença budista de que a existência é criada pela mente é sempre positivo, porque ao reconhecer que os fenômenos continuamente vêm e vão, budistas podem usar a mente para criar os fenômenos positivos das aparências espirituais.
“A Cascading Waterfall of Nectar”