11 de setembro de 2010

Expectativa de transformação

O objetivo da prática é subjugar nossos próprios fluxos mentais. Geralmente, especialmente no Ocidente, é muito comum as pessoas pensarem que, assim que você vira budista, isso de algum modo trará uma mudança extraordinária, como se transformar em um bodisatva da noite para o dia.
Isso não é verdade para nada no mundo. Por exemplo, ao entrar na escola, você não se torna de repente um médico ou outra coisa. Isso só acontece gradualmente. Contudo, sem consciência disso, as pessoas às vezes apontam para alguém e dizem: “Ah, ele tem sido um budista por tantos anos, como pode ter feito isso?”.
Essa história toda de “tantos anos” não é nada demais. Nós temos reforçado nossas aflições mentais por muitas e muitas vidas. Estamos lidando de fato com um oceano de aflições mentais. Praticar o Dharma por muitos anos é bom, mas não espere transformações radicais extraordinárias mesmo se você tem praticado por bastante tempo.
Mudanças acontecem aos poucos. É um erro esperar que transformações fantásticas vão acontecer se você se tornar budista e praticar o Dharma por um tempinho.
Gyatrul Rinpoche (China, 1924 ~)
“Natural Liberation”, parte 1 | 2