(newsletter Blog Samsara)
Posted: 15 Sep 2010 08:04 AM PDT
Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 – Butão, 1991)A menos que você tenha entendido a lei do karma, dizer que você realizou a visão se torna uma mentira.Sem compreender o princípio de causa e efeito kármicos, qualquer prática do Dharma que você fizer será simplesmente uma imitação do artigo autêntico. Como costuma ser dito, “a visão deve ser tão elevada quanto o céu, mas a conduta precisa ser mais refinada que farinha”.
(Zurchung Sherab Trakpa, Tibete, séc. 11)
Quando você se encontra a ponto de cometer mesmo a menor das ações negativas, você não deve se atrever porque sabe que isso causará sofrimento. E se tiver a oportunidade de executar mesmo uma minúscula ação positiva, você deve ansiosamente fazer isso, sabendo que irá ajudá-lo a acumular mérito e progredir em direção à liberação.
Por outro lado, não será de ajuda nenhuma pensar que ações negativas não importam porque podem ser purificadas por confissão ou porque, devido à sua arrogante visão, não há tal coisa como positivo ou negativo, bom ou ruim. Um praticante que tenha realmente compreendido a vacuidade na natureza de tudo tem espontaneamente uma compreensão muito mais clara da interdependência e está convencido de que ações inevitavelmente produzem efeitos.
Dizer que realizou a visão, sem compreender a lei de causa e efeito, é uma mentira, assim como dizer que não há necessidade de evitar ações negativas e adotar positivas. É por isso que Shechen Gyaltsap aponta:
Você precisa dominar o ponto essencial de que a vacuidade se manifesta como causa e efeito.Quanto mais completa for a realização da vacuidade, mais claramente se vê a relação infalível entre causa e efeito dentro da verdade relativa.
“Zurchungpa’s Testament”, II | 10
Eventos:
Textos relacionados:
You are subscribed to email updates from Blog Samsara To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |