16 de setembro de 2010

Vacuidade e compreensão sobre karma

(newsletter Blog Samsara)
Posted: 15 Sep 2010 08:04 AM PDT
Dilgo Khyentse Rinpoche
Dilgo Khyentse Rinpoche
A menos que você tenha entendido a lei do karma, dizer que você realizou a visão se torna uma mentira.
(Zurchung Sherab Trakpa, Tibete, séc. 11)
Sem compreender o princípio de causa e efeito kármicos, qualquer prática do Dharma que você fizer será simplesmente uma imitação do artigo autêntico. Como costuma ser dito, “a visão deve ser tão elevada quanto o céu, mas a conduta precisa ser mais refinada que farinha”.
Quando você se encontra a ponto de cometer mesmo a menor das ações negativas, você não deve se atrever porque sabe que isso causará sofrimento. E se tiver a oportunidade de executar mesmo uma minúscula ação positiva, você deve ansiosamente fazer isso, sabendo que irá ajudá-lo a acumular mérito e progredir em direção à liberação.
Por outro lado, não será de ajuda nenhuma pensar que ações negativas não importam porque podem ser purificadas por confissão ou porque, devido à sua arrogante visão, não há tal coisa como positivo ou negativo, bom ou ruim. Um praticante que tenha realmente compreendido a vacuidade na natureza de tudo tem espontaneamente uma compreensão muito mais clara da interdependência e está convencido de que ações inevitavelmente produzem efeitos.
Dizer que realizou a visão, sem compreender a lei de causa e efeito, é uma mentira, assim como dizer que não há necessidade de evitar ações negativas e adotar positivas. É por isso que Shechen Gyaltsap aponta:
Você precisa dominar o ponto essencial de que a vacuidade se manifesta como causa e efeito.
Quanto mais completa for a realização da vacuidade, mais claramente se vê a relação infalível entre causa e efeito dentro da verdade relativa.
Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 – Butão, 1991)
“Zurchungpa’s Testament”, II | 10
Eventos:

Textos relacionados:
  1. Vacuidade e ação
  2. Meditação sobre a vacuidade
  3. Objetivo dos ensinamentos sobre karma
You are subscribed to email updates from Blog Samsara
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610