26 de fevereiro de 2011

Expressão da natureza buda

Pintura de Alex Grey
Nossa natureza fundamental — que chamamos de “natureza buda”, a própria natureza da mente — está espontaneamente presente dentro de nós como um atributo natural. Nossa mente, que é o assunto aqui, tem continuado desde um tempo sem início, assim como a natureza da mente, mais sutil.
Na base da continuidade dessa sutil natureza da nossa mente está a capacidade que temos de alcançar a iluminação. Esse potencial é o que chamamos “semente do estado búdico”, “natureza buda”, “natureza fundamental” ou “tathagatagarbha”.
Todos temos essa natureza buda, cada um entre todos nós. Por exemplo, essa bonita estátua aqui do senhor Buda, à qual estamos sentados diante, é uma representação que homenageia alguém que alcançou o estado búdico. Ele despertou nesse estado de iluminação porque sua natureza era a natureza buda. A nossa também é: assim como o Buda se iluminou no passado, também podemos nos tornar budas no futuro.
[...] Em todo caso, lá reside dentro de todos nós esse potencial que nos permite despertar no estado búdico e alcançar onisciência. O processo de iniciação atrai esse potencial para fora e permite que ele se expresse mais completamente.
Quando uma iniciação é concedida a você, é a natureza da sua mente — a natureza buda — que fornece a base para a iniciação poder te amadurecer. Através da iniciação, você recebe a transmissão de poder da essência dos budas das cinco famílias. Mais especificamente, você é “amadurecido” dentro da família específica à qual tem predisposição para alcançar o estado búdico.
Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
“Dzogchen – The Heart Essence of the Great Perfection”
(Dharma Quote of The Week – Snow Lion, 25/02/2011)