23 de outubro de 2011

Blog Samsara - Culpe apenas uma coisa

   

Blog Samsara - Culpe apenas uma coisa


Posted: 14 Oct 2011 10:13 AM PDT
B. Alan Wallace (EUA, 1950 ~):
Culpe apenas uma coisa. Isso simplifica a vida incrivelmente, e mesmo assim não é nem um pouco simplista. Se acreditarmos de coração que todos nossos infortúnios podem ser atribuídos ao centramento no eu, isso vai transformar radicalmente nossas vidas.
Temos receio disso? Não há uma parte da mente que diz o seguinte? “Centramento no eu não é uma coisa tão ruim. Foi o que me deu meu trabalho, um bom salário, minha casa e meu carro. Como isso pode ser um inimigo?”. Na superfície, o centramento no eu pode parecer um aliado que olha por nossos interesses.
Há uma resposta poderosa para esse ponto: enquanto o centramento no eu dominar nossas vidas, ele nos coloca em conflito com praticamente todas as outras pessoas. Como a maioria das pessoas está dominada pelo centramento no eu, seus interesses entram em conflito com os nossos. Certamente haverá conflito, e conflito faz surgir o sofrimento.
Imagine como seria a vida sem o centramento no eu. Será que doaríamos todos os nossos bens, definharíamos desnutridos e morreríamos prematuramente com alguma doença? Não. Isso seria a combinação de uma pequena parte de ausência de auto-centramento com uma parte enorme de estupidez. Para servir aos outros de modo eficaz, precisamos cuidar de nós mesmos. Um bodisatva não tem nenhum centramento no eu, mas há pessoas com todo tipo de ocupação — incluindo reis — que são bodisatvas.
Se nos livrarmos do auto-centramento e realmente nos preocuparmos em apreciar os outros, então o nosso próprio bem-estar vem junto, como se fosse um eco.
“The Seven-Point Mind Training”
(Dharma Quote of The Week – Snow Lion, 13/10/2011)
Eventos:

Textos relacionados:
  1. Apenas conhecer o Dharma é inútil