23 de outubro de 2011

Blog Samsara - Examinar nossas motivações

Blog Samsara - Examinar nossas motivações



Posted: 25 Sep 2011 06:23 AM PDT
Joseph Goldstein:
Devido ao importante papel da motivação para os resultados de nossas ações, se torna essencial sabermos de verdade quais são nossas motivações. Isso não é fácil. Precisamos de coragem, honestidade e vontade muito fortes para olhar dentro de nossos corações.
Se continuarmos inconscientes, simplesmente executamos os hábitos do nosso condicionamento. Sem saber quais são nossas motivações, temos pouca chance de abandonar as motivações inábeis ou de desenvolver sabedoria genuína.
Um ensinamento diz que se pudéssemos escolher entre tomar um café da manhã, achar uma grande quantidade de dinheiro ou encontrar alguém que possa apontar nossos defeitos com precisão, a última opção seria a mais valiosa para nós. Esse é o benefício do auto-conhecimento e, ainda assim, quantos de nós fariam essa escolha?
Durante muito tempo em minha prática de meditação, ficava embaraçado e envergonhado quando via condições prejudiciais em minha própria mente, condições como orgulho ou inveja, má vontade ou egoísmo; e em vez de analisá-las e trabalhar para me libertar delas, eu ficava me julgando, descendo ainda mais fundo no buraco. Ou então sentia que estavam me julgando e ficava infeliz quando meus professores ou outras pessoas apontavam em mim esses estados prejudiciais da mente.
Mas após anos de prática, consigo me sentir grato quando observo esses padrões inábeis surgindo, porque agora prefiro vê-los do que não vê-los. Isso se torna mais uma chance de me soltar desses padrões, ver a transparência essencial deles, e abandonar o fardo que eles representam.
“One Dharma”, cap. 3
Eventos:

Textos relacionados:
  1. Examinar nossa própria mente
  2. Quem nossas ofensas ferem
  3. Examinar os ensinamentos