1 de maio de 2012

Esquecer sobre o karma

Esquecer sobre o karma
Posted: 27 Apr 2012 10:10 AM PDT
Dzongsar Khyentse Rinpoche (Butão, 1961 ~):
Lembre-se continuamente sobre a morte e o karma porque — surpreendentemente, talvez — a maioria de nós acha isso bem fácil de esquecer. Um sinal de que esquecemos sobre o karma é que nunca paramos de reclamar sobre todas as pessoas, desde o Buda até nosso guru, para nossos maridos, esposas, amigos e estranhos na rua.
Por exemplo, imagine uma pessoa muito teimosa que insiste em dirigir por uma estrada ruim na beira de um precipício. Ele é informado sobre como é perigosa essa rota específica, e que dirigir embriagado é apenas pedir problemas; mas ele ignora todos os avisos. Então, inevitavelmente, um dia ele está tão aturdido pelo álcool que acelera perto demais do fim da pista e seu carro mergulha nas pedras lá embaixo. Mesmo assim, ele gasta seus últimos segundos lamentando sobre como tudo isso é injusto.
É assim que nós seres humanos dirigimos nossas vidas. Se fôssemos examinar as causas de todas as diversas tragédias que passamos, descobriríamos como nós próprios sistematicamente reunimos exatamente as causas e condições que garantem os resultados que vivenciamos. Ainda assim, tudo que fazemos é reclamar! Isso mostra quão pouco compreendemos sobre causas, condições e efeitos, e quão pouco confiamos no Buda, darma e sangha.
“Not For Happiness”, loc. 300

Eventos


Textos relacionados

  1. Objetivo dos ensinamentos sobre karma
  2. Vacuidade e compreensão sobre karma
  3. Isso é o karma