Corporificaçao de Buda
Nossa situação presente é realmente bem afortunada. Somos seres humanos. Podemos receber, compreender e praticar os ensinamentos. Podemos também encontrar um professor qualificado. Temos de fato algum karma favorável.
Mas por outro lado não temos o melhor dos destinos, porque houve muitos budas e seres iluminados no passado e, por uma razão ou outra, não nos conectamos muito bem com eles e não alcançamos perfeição. Até agora não estamos liberados. Parece que fomos deixados para trás. Nesse sentido, não temos o karma mais eminente de encontrar um buda completamente iluminado.
Contudo, temos a fortuna de encontrar alguns dos professores espirituais atuais. Não é que nosso professor pessoal seja superior ou esteja acima dos budas do passado. Pelo fato de o Buda ter aparecido e ensinado é que há professores hoje que podemos encontrar e de quem podemos receber ensinamentos.
Mas, em nosso própria experiência, já qu e não encontramos o Buda em pessoa, então nosso próprio professor é extremamente compassivo. Assim, em certo sentido, nosso professor é até mais importante para nós do que um buda que apareceu no passado.
Na verdade, a essência de todos os seres iluminados -- os budas e bodisatvas dos três tempos -- e a mente de um mestre qualificado são inseparáveis. Nesse sentido, nosso professor é uma corporificação do Buda.
Chokyi Nyima Rinpoche (Tibete, 1951