31 de agosto de 2010

A estrutura moral fundamental do budismo

     A estrutura moral ou cármica fundamental do Budismo é uma lista de dez
virtudes e dez não-virtudes.
Esses ensinamentos cobrem a maioria dos problemas comuns da vida.

O comprometimento com um ato prejudicial ou não-virtuoso planta uma semente que pode potencialmente produzir um impacto negativo quando amadurecer na corrente mental nesta vida e nas seguintes. Nessa lista de dez, existem três atos perniciosos do corpo, quatro da fala e três da mente.

Os três do corpo são a MORTE INTENCIONAL, o ROUBO e a MÁ CONDUTA SEXUAL. 


Estas três não-virtudes são negativas porque causam dano e sofrimento. Os maus atos físicos são comportamentos sobre os quais podemos tomar decisões a respeito;em geral, podemos decidir não realiza-los. Não existe nada de metafísico aqui.


Os quatro atos seguintes estão ligados a fala e são mais difíeis de serem reconhecidos e tratados do que as não-virtudes físicas. O primeiro é a FALA ÁSPERA E ABUSIVA. 
As não-virtudes da fala são difíceis porque, como disse o Buda, nada no mundo é mais rápido do que
a mente; mas a boca vem logo em seguida. Uma fala áspera provoca uma aflição mental e frequentemente desperta a raiva, algumas vezes o apego ou a ilusão, transformando a fala em uma arma sutil e sofisticada, ocasionalmente mais prejudicial do que um soco no queixo.. A fala áspera inclui o sarcasmo. Os tibetanos comparam o sarcasmo com atirar uma pedra envolta em uma lã macia ela é inicialmente confundida com uma bola de pelúcia amigável até atingir o alvo.


O segundo tipo de não-virtude verbal é a MENTIRA.. Mentir é dizer intencionalmente o que não é verdade e pode ter várias motivções. A CALÚNIA, ou FALA QUE DIFAMA, é a terceira não-virtude, e é um tipo
interessante. A calúnia pode ser uma espécie de mentira ou a verdade simples aliada a uma motivação para causar dano ou criar um conflito.


A CONVERSA OCIOSA, a quarta não virtude verbal, é considerada a mais leve de todas as 10 não-virtudes, mas, como observou um dos meus lamas, é a maneira mais fácil de gastar uma vida inteira.. A conversa ociosa é a fala motivada por aflições mentais, como o apego, a raiva, a inveja, o orgulho e a  ilusão. O efeito decorrente da conversa ociosa, ou fofoca é pior do que a simples perda de tempo; ela reforça as aflições mentais e acumula carma negativo.


O próximo grupo na lista das dez não-virtudes é composto pelas três não-virtudes da mente. A primeira é a MALíCIA.. A malícia é a intenção de causar dano.
A AVAREZA, o ANSEIO PELAS POSSES de outra pessoa, é a segunda não-virtude da mente.
A terceira das não-virtudes da mente é AGARRAR-SE A FALSAS VISÕES, que é tida como a mais perniciosa de todas as 10 não-virtudes. "As falsas ilusões" se refere a conceitos errados sobre a natureza da realidade. Um exemplo de falsa visão é acreditar que as ações não tem consequencias morais.


Paralelo a lista Budista das dez não-virtudes existe a lista das DEZ VIRTUDES. Elas são o oposto correspondente das não-virtudes. Por exemplo, a virtude oposta a matar é PROTEGER A VIDA, e a virtude
correspondente a fala àspera é a FALA GENTIL.


Todos os atos virtuosos e não-virtuosos deixam impressões na corrente da mente que são sementes cármicas potentes que amadurecerão nesta vida ou em outra vida futura. Quando o carma é embebido em uma corrente de consciência, ele é levado de uma vida para a outra, até ser catalisado. Assim como a semente de uma planta permanece adormecida no deserto por décadas e explode em vida ao primeiro contato com a água, uma semente cármica pode permanecer adormecida por um longo tempo, vida após vida, até que um catalisador acione seu amadurecimento.


Extraído do livro BUDISMO COM A TITUDE, de B. Alan Wallace, Ed. Nova Era.