27 de janeiro de 2011

INTERESSANTE

encontrado neste blog: acesse



Japa mala ou Akasha Mala


O Japa Mala é um colar com 108 contas, separadas por um nó especial chamado Brahmagranthi ou nó da criação. O numero 108 representa o espaço entre o céu e a terra. O Mala possui uma conta extra chamada Sumeru, uma referência ao monte Meru, simbolizando a Nadi Sushumna ou canal central. A função desta conta é despertar para a prática, uma vez que ao começar o Japa (repetição de um Mantra) pode acontecer de se tornar automático e sem consciência. O Sumeru trás de volta a consciência ao Japa e da mão que segura o Mala.

Japa significa recitação. É uma técnica de concentração utilizando a repetição de um Mantra. O Mantra pode ser realizado de três maneiras: em som audível, sussurrado ou recitação mental. O Japa mental é o mais apropriado, pois concentra mais energia. A repetição do Mantra desencadeia uma grande energia mental, fortalecendo as funções cerebrais, aumentando a capacidade cognitiva.

Regras e sugestões para a pratica do Japa
Escolha um Mantra, caso não tenha nenhum especifico opte pelo OM que é sempre benéfico e seu efeito é imediato.
Use o Mala adequado aos seus aspectos astrológicos ou de sua filosofia. Ver Rasayana.
Use o dedo médio e o polegar da mão direita para dar voltas no Mala. Deve ser puxada cada conta com o polegar.
A melhor posição para se fazer o Japa é sentado em Padmasana ou Siddhasana. A mão que segura o Mala (direita) pode ficar apoiada sobre o joelho direito com o Japamala apoiado no chão.
Pronuncie corretamente cada palavra do Mantra e não repita muito rápido nem muito devagar.
A repetição do Japa produz Chitta Shuddhi, purificação mental, eliminando naturalmente Samskaras (impressões passadas) e Vasanas (desejos). O Chitta Shuddhi é um estágio muito importante na vida espiritual, pois se os Vasanas e os Samskaras não forem removidos eles se tornarão um grande obstáculo no caminho da pessoa.
O uso constante do Mala o torna um poderoso ‘talismã’, protegendo e influenciando o seu campo de energia com as propriedades do cristal.
-----
Gostaria de saber, qual a curiosidade das pessoas sobre o budismo. Por não ser uma religião difundida, talvez? O fato é que não existe nenhum centro budista que vá distribuir panfletos ou fazer convites em massa para conhecer a doutrina eu até ficar na frente chamando e escrevendo faixas com datas de ensinamentos / práticas / pujas. Quem vai, vai por livre e espontânea vontade...Liberdade...

 E nenhum praticante tem autorização do seu Guru para sair falando dos ensinamentos e das práticas. Somente o Guru (Lama) sabe o que pode ser falado. E isso ocorre não por ser algo secreto, mas porque, dita uma palavra errada, quem escuta pode ter uma impressão não correta sobre o que é o budismo. Além disso, Buda sempre ensinou que o mesmo ensinamento pode ser transmitido de muitas formas diferentes, e só quem sabe a forma certa para cada pessoa, é o Guru.