1 de maio de 2012

Acumulando méritos

Acumulando Méritos

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0 A primeira coisa que devemos fazer ao coletar qualquer mérito é estabelecer a motivação.  Você lembra que está acumulando méritos não só para que suas condições sejam menos difíceis, mas para que todos os seres encontrem contentamento.
0 Por exemplo, não é errado querer ter dinheiro. Apenas será errado querer ter dinheiro se você mantiver apego ou fixação egoísta a este dinheiro. Uma pessoa com mais dinheiro pode oferecê-lo generosamente, e assim pode ajudar os outros de uma forma bem direta. Então consideramos como seria ser afortunado porque poderíamos ajudar mais amplamente os outros, não por outras razões.
Esta é a forma correta de acumular méritos dentro de um plano relativo. Existe ainda uma "acumulação" absoluta de méritos, que é o não-desviar-se do estado desperto, mas esta você terá que aprender de um lama qualificado e através da prática de meditação que ele lhe aconselhar.
Qualquer coisa que você faça, lembre de que não é apenas para você. Quando for apenas para você, pense em como poderia fazer de forma que fosse melhor para todos. Quando for ao banheiro ou jogar comida no lixo, pense que seus excrementos e restos alimentarão bactérias e outros seres. Quando falar, fale de uma forma que seja adequada e ajude os outros, e ofereça boas palavras em sentido e intenção. Tudo que você pensar de agradável, pense "que os Budas, Bodisatvas e os seres dos seis reinos possam usufruir disto". Tudo que você experimentar de agradável, idem.
Quando você der comida a uma pessoa ou animal faminto, pense "que em todas as pessoas surja o pensamento sublime da generosidade". Quando você cometer erros, pense "que todos fiquem livres das consequências deste erro, e que não cometam erros semelhantes". Todas as circunstâncias são adequadas para a prática de acumulação de méritos. Quando você teclar ao computador pense "que todos possam ver com boa intenção estas palavras e sejam compelidas a aplicá-las em suas vidas até que encontrem contentamentos temporários e liberdade definitiva".
Quando você vir uma pessoa ganhando 500 mil reais num programa de TV, você não pensa "ele não merecia" ou pensa no que faria (para si e para a família) com os 500 mil reais se fosse você - ou desenvolve aversão pela TV - assim por diante. Você pensa "que ele obtenha contentamento com este dinheiro, e que muitos possam se beneficiar através dele".
Ao se regozijar com a felicidade dos outros, por pequena ou tola que seja ou pareça, você está acumulando mérito.
Com relação a acumulação de méritos, temos três tipos de oferendas e dois tipos de recipientes.
O melhor recipiente é um grande praticante, que saberá aplicar sua oferenda de forma a trazer o maior benefício espacial ou temporalmente. Por isto fazer oferendas a centros de dharma e mestres espirituais é o que produz maior acumulação de méritos.
O segundo melhor recipiente é um ser senciente. Ele obterá certo contentamento de sua oferenda, mas em geral não terá sabedoria para transformar e ampliar este contentamento de forma que atinja muitas pessoas num âmbito longo de tempo. Por exemplo, você poderia dar dinheiro para alguém construir uma casa. Aquela casa pode durar uma ou duas gerações e beneficiar aquela família por algum tempo. Agora, se você doa dinheiro para a consturção de um templo, isso pode durar muito mais e trazer muito mais benefício para muito mais pessoas. O templo de Três Coroas foi construído para durar 500 anos ou mais—que outra obra você vê atualmente ser construída para durar 500 anos?
De qualquer forma, oferecemos o que quer que tenhamos incessantemente aos seres que se apresentam.  Oferecemos nossa presença, nossa fala, nosso trabalho, nossas posses, nosso corpo, assim por diante.
Os três tipos de oferendas são:
• Prática espiritual, que é a melhor oferenda.  Se nos tornamos um exemplo da liberdade completa que um ser humano pode usufruir, como no caso do Buda, esta é a maior oferenda que podemos oferecer, e portanto é a mais digna e a que mais devemos nos esforçar para desenvolver, caso ainda não a tenhamos para oferecer.
• A segunda melhor oferenda é trabalho, esforço físico ou intelectual que promova o dharma ou o bem-estar temporário dos seres. A promoção dos ensinamentos espirituais é evidentemente mais meritória do que o simples bem-estar temporário dos seres. Devemos nos aplicar na oferenda de ambas as formas de trabalho.
• A terceira melhor oferenda é de bens, dinheiro ou objetos físicos.
Por exemplo, estou aqui explicando isto a você, então temos as palavras em si, que podem ser armazenadas e lidas. Esta é uma oferenda física. Também há o gasto com a conexão da internet, com o desgaste do computador etc. Essas coisas todas são oferendas materiais. Também estou colocando meu tempo e aplicando minha inteligência para explicar isto. Portanto é uma oferenda de trabalho.
Quanto a oferenda de prática, se isto aqui for efetivo e aplicado por todos que entrarem em contato, ela não terá sido em vão. E eventualmente poderemos todos usufruir de uma terra pura e atingir a buditude simultaneamente.
Se a pessoa que lê isto toma de uma maneira convencional o que estou dizendo, ela obtém certo benefício, mas se ela for capaz de aplicar isto efetivamente de uma maneira ampla, então é um grande praticante espiritual, e a oferenda atinge seu ápice. Não desperdicemos esta oportunidade.
Mesmo que estas palavras sejam imperfeitas e a minha motivação de praticante iniciante seja flutuante, na medida em que isso efetivamente trouxer benefício, então saberemos se isto foi, além de uma oferenda de trabalho e material, uma oferenda de prática espiritual.
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Após acumularmos os méritos, fazemos a "dedicação". Ou seja, entregamos sem pestanejar nossas acumulações para benefício de todos os seres.
Isso é obtido através da realização do vazio, da ausência de um "eu" ou essência inerente de uma identidade, o destemor de Prajna.  Não há uma pessoalidade que acumula os méritos - e assim seríamos capazes de entregar nosso próprio corpo como alimento aos seres.
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"Ao longo de todas minhas incontáveis experiências, cada fenômeno com que me deparei, inclusive estas palavras e o que quer que surja depois disto, ofereço a todos os seres. Que através dessa virtude todos os seres possam atingir completa liberdade e satisfação temporária. Que toda dor cesse enquanto a compaixão floresce. Possa eu nitidamente vivenciar a qualidade onírica de cada fenômeno, instantaneamente despertando para sua manifestação inata de sabedoria. Possa eu rapidamente alcançar completa liberdade sem esforço, de forma que minha desimpedida expressão incessante beneficie a todos."